quinta-feira, 25 de agosto de 2011

A VIDA DA VIDEIRA

Riesling Itálico
Falamos tanto sobre o vinho, que muitas vezes esquecemos a videira, a responsável por tudo.  Hoje me dedico exclusivamente ao vinho, mas foi a vida quem me direcionou por este caminho, de fato apaixonante, mas o que me atraiu para a escolha da profissão não foi o vinho e sim a videira e sua vida cheia de lutas, incansável na busca de prover frutos saudáveis, como que sabendo de sua responsabilidade sobre os vinhos que vai gerar.

Para produzir bons frutos a videira necessita das quatro estações do ano muito bem definidas, cada estação tem um papel fundamental para que a videira produza uvas saudáveis. Lembrando rapidamente sabemos que a videira passa algum tempo em estado de vida latente (dormindo), até que na primavera ela acorda, brota, cresce, floresce, frutifica, amadurece e volta à dormência. Isso é o que chamamos de “Ciclo Vegetativo Anual da Videira”, mas o que acontece durante as estações? No outono a videira sabe que é época de recomeçar, então começa a recolher todos os nutrientes das folhas e do solo, por isso perde as folhas. Durante o inverno (época da dormência) ela se fecha ao máximo que pode para armazenar os nutrientes recolhidos. Na primavera é o despertar, crescer, brotar e frutificar, ela sabe que é hora de utilizar os nutrientes tão bem guardados e os libera para conseguir desenvolver-se. O verão é a época de crescimento e maturação dos frutos.  

Brotação

Poderia ser simples, mas para crescer e se desenvolver a videira precisa contar com a boa vontade de muitos fatores naturais, como a temperatura, a luminosidade, a umidade, a disponibilidade de nutrientes no solo, o tipo de solo e que cada estação do ano esteja bem definida e dure o tempo certo. Não é nada fácil ser uma videira... Um veranico no meio do inverno pode confundir-la fazendo-a despertar e começar a liberar os nutrientes para a sua brotação, mas o veranico logo se vai (alarme falso) e a videira volta à dormência e os nutrientes liberados foram embora... Uma chuva fora de propósito no verão dias antes da colheita dilui os nutrientes, açúcares e os pigmentos de cor da uva. Dependendo da fragilidade da uva e da intensidade da chuva, pode levar os cachos inteiros embora... Entendem agora a questão da boa safra? A boa safra significa que tivemos as estações de acordo com suas trajetórias naturais sem surpresas no meio do caminho, proporcionando a videira cumprir todas as etapas do seu ciclo, sendo assim teremos bons frutos, maduros, cheios de nutrientes e saudáveis, e o resultado disso tudo só pode ser um bom vinho.

Um exemplo de vinho produzido em uma safra excepcional no Brasil (2005).

Pizzato DNA 99 Safra 2005