terça-feira, 23 de agosto de 2011

UM BRINDE A BACO



Deise Pelicioli - Enóloga
Autora do Guia Prático de Degustação
 Olá pessoal, é com muita felicidade que aceito o convite da amiga e colega Josi Cardoso para compartilhar com ela esse blog sobre vinhos. E espero aproveitar bem essa oportunidade para escrever  sobre o maravilhoso e inebriante mundo do vinho.

O vinho é uma bebida que seduz e encanta muitas pessoas, e acredito que muito dessa magia venha da própria história do vinho. E pensando em nisso, resolvi que meu primeiro tema seria sobre Baco, o Deus do vinho.
O vinho é um assunto apaixonante, e tão antigo, que além de participar da história do Homem, acompanha também as histórias mitológicas do Deuses, em especial os gregos e romanos.
Dionisio para os gregos ou Baco para os romanos, acaba sendo uma  referência quando se trata da história do vinho. E a história de Baco  envolve muitas lendas e mitos, mas em todas elas há um  simbolismo muito forte de Ressurreição ou Renascimento.
Uma das lendas conta que Dionísio nasceu em Naxos, era filho de Zeus, o pai dos deuses, e da mortal Sêmele, a filha de Cadmus, o rei de Tebas. Sêmele, ainda no sexto mês de gravidez, morreu fulminada por um raio proveniente da intensa luminosidade de Zeus (causado por um plano de vingança de Hera, esposa de Zeus). Baco foi salvo pelo pai que o retirou do ventre da mãe e o costurou na própria coxa, onde foi mantido até a o final da gestação.
Nasce assim, da coxa do maior deus do Olímpo, o mito do deus do vinho e da vegetação, e eventualmente da alegria, que mostrou aos mortais como cultivar as videiras e fazer o vinho. Segundo a forma mitológica, a videira nada mais é do que Dionisio/Baco nascendo pela segunda vez. Como primeiro nascimento a germinação da planta, e como segundo, a época em que a vinha dá uvas. De acordo com a tradição, Baco morria a cada inverno e renascia na primavera. Para seus seguidores, este renascimento cíclico, acompanhado pela renovação da terra e o reflorescer das plantas dando novos frutos, personificavam a promessa da ressurreição de Baco.
É por todas essas incríveis histórias que envolvem a história do vinho, que faz com que muitas pessoas se apaixonem por essa bebida a cada dia! E de minha parte, a cada taça degustada faço um brinde ao Deus do vinho por ter ensinado ao Homem como cultivar a vinha e fazer o vinho. Um brinde a Baco!


Guia Prático de Degustação
Clique no link abaixo para comprar:
http://www.vitrinedovinho.com.br/component/page,shop.product_details/flypage,flypage.tpl/product_id,351/category_id,8/manufacturer_id,38/option,com_virtuemart/Itemid,26/


Saudações Enológicas,
Deise Pelicioli
Enóloga - Vinho & Poesia
www.vinhoepoesia.com.br