quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Os benefícios do suco de uva à saúde


Estudos têm revelado que o suco de uva preta ou rosada pode trazer muito benefícios à saúde por conter os poderosos antioxidantes, chamados flavonóides, aos quais se atribuem os bons efeitos do vinho sobre o coração. Os flavonóides no suco de uva, como os do vinho, se mostraram capazes de evitar a oxidação do chamado mau colesterol, LDL ou lipoproteínas de baixa densidade, que levam à formação de placas nas paredes das artérias.
A tradição atribuiu ao suco de uva as mais elogiosas expressões, como sangue vegetal, leite vegetal e seiva viva. O suco de uva contém mais calorias que o leite, certa analogia que pode ser levada mais longe; a composição do suco de uva mostra surpreendentes semelhanças com a do leite materno. É, pois, um alimento privilegiado para os períodos de "reconstrução" da fadiga, da anemia e da convalescença.
O açúcar do suco de uva é composto por glicose e frutose, é diretamente assimilável, não exige nenhum esforço aos órgãos digestivos, é por tal razão aconselhável para a alimentação dos doentes atacados por febre.
Do ponto de vista terapêutico trata-se de um dos mais preciosos sucos. O suco de uva é estimulante das funções hepáticas, constituindo a base de remédios farmacêuticos para o fígado (esta função é desempenhada não apenas pelo suco, como também pela uva e folhas de parreira).
Por combater a acidez sanguínea, é indicado a pessoas intoxicadas pelo excesso do consumo de carne. O suco de uva é um valioso estimulante digestivo, pois acelera o metabolismo, eliminando de seu organismo o ácido úrico, causador da fadiga. Além disso, ele ajuda a restabelecer o equilíbrio ácido-alcalino do organismo, necessário para um fornecimento constante e prolongado de energia.
Os sucos naturais contêm nutrientes específicos não encontrados em alimentos cozidos e ajudam a proporcionar uma energia fantástica.
O segredo das uvas e do suco de uva no combate ao envelhecimento é simples e poderoso: as uvas contêm 20 antioxidantes conhecidos, que funcionam em conjunto para combater os radicais livres que promovem as doenças e envelhecimento, de acordo com pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Davis. Os antioxidantes encontram-se nas cascas e sementes, e quanto mais vibrante for a casca, maior o seu poder antioxidante. Isso significa que as uvas vermelhas e roxas e o suco de uva roxo são os mais poderosos. A uva vermelha possui alto teor de antioxidante quercetina. A casca da uva contém resveratrol, que comprovadamente inibe o agrupamento de plaquetas e aumenta o colesterol LDL e dilata os vasos sanguíneos.

Sob o aspecto nutricional, os principais constituintes do suco de uva são: água, açúcares, ácidos orgânicos, sais minerais, vitaminas, substâncias nitrogenadas, compostos fenólicos e pectina.
Clique na imagem para comprar



Valor Nutricional em 100 ml de Suco de Uva


Caloria: 61 kcal
Carboidratos: 14.96 g
Proteínas: 0.56 g
Lipídeos: 0.08 g
Vitamina: A 8.00 UI
Tiamina: 0.03 mg
Riboflavina: 0.04 mg
Niacina: 0.26 mg
Ácido Pantotênico: 0.04 mg
Vitamina B6: 0.07 mg
Ácido Fólico: 2.60 mcg
Vitamina C: 0.10 mg
Arginina: 47.00 mg
Alanina: 86.00 mg
Ácido glutâmico: 110.00 mg
Fósforo: 14.60 mg
Potássio: 170.00mg
Cálcio: 7.30 mg
Magnésio: 7.10 mg
Cobre: 0.053 mg
Zinco: 0.14 mg
Ferro: 1.30 mg
Manganês: 0.33 mg
Sódio: 0.53 mg
Enxofre: 3.50 mg
Boro: 1.40 mg
Cromo: 0.013 mcg

FONTES
Faurgs (Faculdade de Agronomia da Universidade do Rio Grande do Sul) Econatura Produtos Ecológicos e Naturais Ltda.
Andréa Abdala Frank - Nutricionista, Prof. do Instituto de Nutrição UFRJ