sexta-feira, 29 de julho de 2011

Gastronomia regada a vinho e cerveja


Heloísa Cestari
Enviada à Eslováquia
Nos últimos anos, restaurantes renomados se instalaram tanto na Eslováquia quanto na República Tcheca empunhando a bandeira da valorização de ingredientes nacionais. Os pratos típicos ganharam fino acabamento para garantir a aprovação de paladares mais exigentes, mas sem perder as raízes, o que significa que você terá a oportunidade de encontrar o svícková na smetane (filé com molho cremoso, frutas vermelhas e rodelas de limão) em quase todos os cardápios.
Um tira-gosto muito habitual é o sunkova rolka cherenovou, que consiste em uma fatia de presunto com creme e ervas.
Outra especialidade comum nas mesas locais é o caldo kapustnica, que leva repolho, presunto defumado, salsichas, cogumelos e maçãs.
Mas os bunhuelos são, sem dúvida, o alimento mais econômico e popular nos dois países, especialmente a variação bryndzove halusky, feita com queijo de ovelha e bacon frito.
Para encerrar, os strudels de maçã e crepes de chocolate são imbatíveis.
Os eslovacos também abusam do mel: há destilados, velas e, na Páscoa, nada de ovos de chocolate: a tradição manda trocar pães de mel cobertos de açúcar. O que não é nenhum sacrifício.
A única dificuldade será escolher entre a aclamada cerveja tcheca e o raro vinho eslovaco para acompanhar as refeições. Na dúvida, banque o noivo adúltero: marque encontro com a loura gelada no almoço e com Baco no jantar. O deus do vinho e da luxúria certamente o perdoará
Fonte: www.dgabc.com.br