sexta-feira, 5 de agosto de 2011

DICAS DE HARMONIZAÇÃO

Dando continuidade ao assunto harmonização, passo a vocês agora algumas dicas que vão facilitar na hora de selecionar prato e vinho.

Como na maioria dos casos, o objetivo será equilibrar os pesos do vinho e da comida de modo que um não se sobreponha ao outro, abaixo seguem algumas dicas nas quais você poderá se basear para criar e surpreender usando o seu gosto pessoal.

Um ensopado rico e quente preparado com vinho tinto, bacon, alho e cogumelos merece um vinho tinto encorpado, seja qual for a base do prato. O interessante neste caso é saber que quando o vinho for um dos ingredientes principais do prato, deve ser o mesmo vinho para o acompanhamento, seja a carne branca ou vermelha. Você também precisa ficar atento à doçura e aos níveis de acidez, pois da mesma forma que comidas fortes e gordurosas se beneficiam do contraste com um vinho refrescante e penetrante, a acidez do prato precisa combinar com a acidez do vinho, pode ser o sauvignon blanc, o riesling, ou o chenin blanc, se não for assim, o vinho parecerá chato e fraco.

Grelhados, refeições a base de pimentão vermelho ou pratos recheados ou cobertos com queijo vão bem com vinhos tintos que passaram por barricas, que apresentem características de tostado, baunilha, coco e bacon defumado.

Quando o prato principal for a base de massas, tudo que você precisa lembrar é com o molho ou recheio que se está harmonizando com o vinho. Um spaghetti com molho de mariscos pede por um branco refrescante, seco e brilhante, enquanto que o tagliatelle com nata e cogumelos pode ser acompanhado por um branco mais encorpado. Um molho forte de tomate vai precisar de vinhos que se adaptem a essa companhia. Uma lasanha de carne pode aceitar um vinho tinto como um Merlot ou um Shiraz.

Um peixe preparado de maneira simples pode ser acompanhado por brancos despretensiosos, refrescantes e leves. Do mesmo modo, um peixe sofisticado como um linguado merece uma garrafa de Chardonnay barricado, por exemplo. Vinhos tintos de baixo nível tânico como o pinot noir, freqüentemente são uma boa escolha para acompanhar peixes mais carnudos, particularmente o salmão ou o atum. A carne de frango é bastante tolerante. Vinhos brancos meio encorpados e vinhos tintos combinam com o sabor do frango, mas evite os vinhos tânicos e/ou os de sabor muito pronunciado, a não ser que você esteja combinando-os com um tempero específico. Por exemplo, a galinha acompanhada de um molho rico e cremoso vai precisar de um vinho branco mais encorpado e forte, como o Chardonnay. Entretanto, a galinha escaldada com capim-limão será uma combinação mais feliz com um pinot grigio ou um Sauvignon Blanc.

A carne de porco é fácil de combinar, aceitando uma grande variedade de tintos (preferencialmente os não muito tânicos) e os brancos encorpados e meio encorpados. O cordeiro fica maravilhoso com um bom Cabernet Sauvignon (ou blends clássicos de Cabernet). As carnes bovinas em geral ficam muito bem com muito tintos, então faça a sua escolha de acordo com o prato e com o orçamento. Mas se você geralmente prefere o vinho branco ao tinto, experimente um Chardonnay encorpado com um filé grelhado.
Foto: Katiuska  Sales. Gentileza: Enoteca Saint Vinsaint

Muitos vegetais, seja por causa de sua acidez (tomates), ou doçura (cenouras, cebolas, pimentas) ou de seus sabores delicados (aspargos e funcho), combinam melhor com a acidez de vinhos brancos do que com o tanino dos vinhos tintos. Mas cogumelos, berinjela e bons pratos de vegetais cozidos ou feitos no vapor costumam se sair bem acompanhando vinhos tintos, inclusive os encorpados. Uma salada será valorizada por um vinho refrescante, de pouco corpo. Se na salada houver tiras de carne assada por exemplo, pense em um tinto fresco, como um gamay ou algo semelhante.

Pratos chineses e indianos se mostram muito interessantes quando combinados com a aromática Gewürztraminer, pois apesar do seu sabor forte e exótico que tende a se sobrepor à maioria dos pratos, neste caso consegue surpreender. Espero ter contribuido um pouquinho mais para que você consiga harmonizar com segurança, podendo deixar de lado essa dúvida para receber seus convidados com o carinho e atenção que eles merecem!
Até!