Olá amigos! O assunto de hoje já foi falado muitas vezes e por muita gente boa, mas não considero um assunto saturado, ao contrário, é sempre bom lembrar as coisas que nos fazem bem, e é essa a minha intenção. Em uma época em que nossa vida é tão corrida e boa parte das coisas que comemos e bebemos não oferecem muitas vantagens a nossa saúde, achei que falar sobre os benefícios do vinho é uma boa pedida, mas não basta só falar, é preciso também defender e incluir o vinho em nossa mesa de vez.
Se tomado moderadamente o vinho tem uma ação muita importante contra o mau colesterol. Sabemos que o mau colesterol (LDL) tende a se depositar nas artérias e nos órgãos nobres como cérebro, coração, rins e com isso causando a interrupção da circulação trazendo graves conseqüências. Entretanto, já foi comprovado que um grupo de substâncias presentes no vinho tinto, os polifenóis (ou compostos fenólicos), dentre os quais se destacam o resveratrol e a procianidina, além de diminuir a oxidação do LDL, estimulam a produção do HDL (o bom colesterol), que captura e transporta o LDL para o fígado, onde ele é inativado.
As uvas contêm vitaminas A, C e do Complexo B, que ajudam a retardar o envelhecimento, eliminam toxinas e ajudam na regeneração do fígado. Contém também ferro que ajuda no combate e prevenção da anemia, além de tartaratos e sulfatos de potássio que auxiliam no bom funcionamento dos rins.
As propriedades do vinho tinto também podem ser aplicadas em favor da beleza, através das técnicas da vinhoterapia. São tratamentos a base de calor, esfoliações, massagens, hidratações que proporcionam entre outros benefícios a limpeza e hidratação profunda, relaxamento e tonificação muscular, firmeza e luminosidade da pele. Isto se deve ao fato, de que os polifenóis da uva são muito mais eficientes que a vitamina E, favorecendo o rejuvenescimento da pele, auxiliando na prevenção de doenças, na remoção de células mortas, no favorecimento da desintoxicação orgânica.
São recomendados dois cálices diários, até mesmo como um relaxante, antistress. Claro que se deve sempre conversar com o médico antes de tomar qualquer atitude, pois existem as exceções. Mas se você é saudável e beber vinho moderadamente com o organismo bem hidratado, dificilmente lhe fará mal. É aconselhável tomar dois copos de água antes de ingerir o vinho, desta forma a absorção do álcool pelo seu organismo será mais lenta, evitando tonturas e dores de cabeça.
O consumo deve ser moderado porque a ingestão abusiva e crônica do vinho traz graves problemas ao nosso organismo, os verdadeiros apreciadores de vinho dão valor a qualidade e não a quantidade da bebida ingerida, e por isso saliento a baixa incidência de alcoolismo entre os enófilos.
Entre os povos que são grandes apreciadores de vinho temos o exemplo dos italianos e dos franceses, com o seu hábito de beber um bom vinho diariamente e isso pode ser sim um dos motivos para a longevidade e vitalidade destas pessoas e, também é bom lembrar que aliado ao consumo do vinho, principalmente os mais antigos, estas pessoas nunca tiveram uma vida sedentária, sempre trabalharam muito desde cedo e muitos deles ainda continuam na ativa até hoje, e este também é um fator fundamental para uma boa saúde.
Estes benefícios que comentei aqui são apenas alguns dos muitos que o vinho pode fazer por nós, existem estudos sendo publicados todos os dias, e para a nossa felicidade estão sempre trazendo boas notícias e incentivando o hábito de incluir o vinho em nossa vida, pois é bom, é saudável, relaxa e proporciona bons momentos. Então que seja cada vez mais bem vindo a nossa mesa e saúde a todos!
É uma pena que tomo remédios e não posso mais tomar, mas além de delicioso tem esse enorme benefício hein, q maravilha!
ResponderExcluirEspero vc nos meus cantinhos...
bjs
www.viviass.blogspot.com
www.meublogdereceitasfavoritas.blogspot.com