segunda-feira, 6 de junho de 2011

WORKSHOP DE MÍDIAS SOCIAIS

Tema: O impacto das redes sociais no mercado do vinho – Uma visão geral da ferramenta web e das mídias sociais nos tempos atuais

Primeiramente quero parabenizar o Ibravin pela iniciativa de trazer este evento tão propício que aborda diretamente a nossa realidade atual: a vida e o mercado nas redes sociais.

Nada mais adequado do que este tema para colocar o blog na ativa novamente.
O evento aconteceu na última sexta-feira, dia 3 de junho no Hotel Farina Park. A sala lotada, cerca de 100 a 150 pessoas, a grande maioria com notebooks conectados nas suas mídias sociais. O evento durou o dia inteiro, de modo é seria muito extenso relatar em detalhes. Então optei por comentar os pontos altos (na minha humilde opinião) de cada tema abordado.

A palestra que abriu o evento foi apresentada pelos blogueiros Daniel Perches e Alexandre Frias.

O fenômeno das redes sociais e o papel do blogueiro.

Daniel Perches, do blog Vinhos de Corte, foi quem falou primeiro. Comentou que hoje todos buscam informações sobre tudo na internet e que existem mais de 200 milhões de blogs no mundo. As redes sociais já foram incorporadas na vida das pessoas, portanto, é importante o monitoramento de produtos e empresas na internet, pois as pessoas vão comentar sobre eles de qualquer jeito, pois está tudo na web.

Perches diz que não tem uma fórmula mágica, mas tem algumas recomendações para quem quer participar do mundo virtual. Segundo ele, primeiro é preciso fazer parte; interagir muito; abrir mão do controle, mas sem sair do comando; dar motivos para os seus amigos e consumidores falarem bem da sua marca e nunca enganar os amigos. Ele dá um exemplo de fracasso de um caso que ocorreu a pouco em SP. Uma marca de chocolates chamou as pessoas pra uma chuva de chocolates na Paulista. Uma multidão se aglomerou e a empresa jogou só papel de chocolate, o que foi uma tremenda frustração, um verdadeiro tiro no pé.

O segundo palestrante sobre o tema foi o Alexandre Frias, publicitário e fundador do Enoblogs, que agrega mais de 280 blogueiros de vinhos no Brasil e em Portugal.

Alexandre explicou que o Enoblogs não é um blog, e sim um portal que reúne blogs de pessoas que gostam de vinho e o conteúdo sobre vinhos produzido por elas.

O impacto das mensagens postadas pelos blogueiros é imenso. Passa pelas redes sociais é replicada por centenas e milhares de pessoas. O Enoblogs deu certo porque manteve o foco, pois “se por um lado o papel do blogueiro é comunicar, o do Enoblogs é amplificar essa comunicação", comentou Alexandre Frias.

Mídia Tradicional x Mídia Digital

A conversa começou com Marcela com Marcela Duarte, editora de conteúdo de zerohora.com que ressaltou a importância de ouvir as sugestões dos leitores, sempre com o cuidado para verificar a veracidade dos fatos. A informação chega por todos os lados, e o leitor, além de sugerir pautas, é também fonte para as reportagens. Marcela falou que “quando se trabalha em um site, há sim a preocupação com a agilidade. Mas nenhuma notícia é publicada sem que haja total certeza daquela informação."

Logo em seguida quem conversou com o publico foi Beto Gerosa, editor do Blog do Vinho e coordenador de conteúdo do portal IG.

Ele começou falando que a atualização do Blog do Vinho, não é tão freqüente quanto à de muitos blogs, mas por estar ligado a um portal de grande visibilidade e pela qualidade de conteúdo apresentado, ganha um volume considerável de visitas.

O público do Blog do Vinho é geralmente formado por pessoas que estão começando no universo enológico. Os iniciados buscam revistas estrangeiras, críticos internacionalmente famosos e essas publicações muitas vezes se tornam chatas para o consumidor médio, que se sente distante daquilo que é dito pelas revistas, então, o Blog do Vinho adota uma forma mais simples, porém séria de falar sobre o assunto.

O terceiro palestrante do tema Mídias Digitais x Traidcionais é Leonardo Attuch, do Brasil 247, primeiro jornal desenvolvido exclusivamente para iPad.

Attuch abre sua palestra falando de sua experiência na geração de conteúdo e disse que o que o entusiasmou a empreender nessa área foi à chegada dos tablets ao mercado. Menciona que o Brasil vive um momento econômico que possibilita investimentos em inovação e, então, o Brasil 247 é um meio de informação totalmente embasado na internet, mas que usa a lógica dos jornais convencionais.

Mais um exemplo inovador de como a internet está cada vez mais presente na vida das pessoas, entre elas, os consumidores de vinho.

Na foto: Marcela Duarte

Como Bombar na Web?

Começamos nossa terceira palestra, com os palestrantes: PC Dias, da Mazah Live Marketing e, Fabiano Goldoni, da Agência Escala.

Na opinião de PC é preciso entender que a internet é um ambiente fundamental na alteração dos parâmetros de comunicação, pois ela proporciona um grande potencial de troca entre os usuários.

A comunicação precisa ser eficiente. A "viralização" não depende apenas do emissor, um bom conteúdo ajuda e muito. Se o conteúdo é objetivo e relevante, maior é a chance de sucesso em alcançar muita gente. Não é a agência ou empresa que faz viral. Quem faz é o público. A empresa deve fazer conteúdos relevantes que, se tudo ajudar, será transformado em um viral pelos usuários.

Quando Fabiano Goldoni toma o microfone, ele comenta que a questão não é “quando” uma marca deve entrar nas redes sociais, e sim “como”, pois as marcas já estão nas redes sociais, pois os consumidores estão comentando. "A marca não é o que diz que é, mas o que dizem dela", portanto é essencial é primeiramente escutar o que estão falando nas redes e depois interagir, quando for conveniente e com inteligência.



A inovação como estratégia

A palestra de Anselmo Endlich, diretor-executivo da Wine, maior e-commerce de vinhos do Brasil foi muito interessante.

Para Endlich “A internet é uma estratégia de inovação". A Wine.com.br investe em tecnologia e está sempre antenada nas necessidades de seus consumidores. A empresa conta com uma equipe técnica especializada que faz a escolha dos vinhos que comercializa. O cliente sabe que pode contar com a consultoria do site para facilitar a sua escolha e, além disso, tem a tranqüilidade de receber o vinho comprado em até 48 horas desde a compra.

Existe também um trabalho de incentivo ao consumo de vinho, o quê resultou em uma revista (física, não digital) sobre a bebida. Agora o site começa a investir em vídeos de receitas e similares. A idéia é investir em receitas que possam ser feitas em qualquer parte do país, com ingredientes fáceis de encontrar. Claro que chegará o momento de pratos mais regionais, mas que seja possível tornar o conteúdo acessível a todos os brasileiros.

Para Endlich é importante ter transparência com o cliente. Usar da verdade é muitas vezes inverter uma situação negativa e cativar os clientes. Essa regra de ouro vale também para as redes sociais.

Outra informação interessante dada pelo palestrante é a Wine investia no começo 15% do faturamento em publicidade. Depois caiu pra 10%. Hoje em dia a taxa é de 5%, incluindo o custo da revista. Isso mostra como a notícia se espalha e prova que é melhor investir na manutenção dos clientes do que na conquista de novos.

Na foto: Anselmo Endlich

Democratizando com elegância

O último palestrante do dia foi Márcio Cunha, da WineTag, começa contando como entrou na enogastronomia. Fã da boa cozinha se virava bem com as panelas, o problema era na hora de escolher o vinho. Foi quando percebeu que o problema não era único dele e sim de grande maioria das pessoas que conhecia.

Analisou as redes sociais notando que não estamos apenas conectados em uma rede social de pessoas, mas de objetos e ações (aquelas das quais gostamos, curtimos). As tecnologias estão ficando tão avançadas que hoje tudo é rastreável.

Deste modo surgiu a WineTag, empresa que está focada e presente nos dois mundos (real e virtual) e se propõe a ajudar as redes sociais e as ferramentas de busca a cruzar os dados, ajudando as pessoas a encontrarem o vinho que estão procurando. Montou um esquema completo com todos os códigos matemáticos necessários para que isso ocorra. É o uso de uma linguagem que os sites entendem, para que isso se traduza em algo que as pessoas entendam. Com isso pode-se obter os relatórios da interação da marca nos ambientes físicos e virtuais. Além do Google Analytics, é possível obter um WineTag Analytics.



Bem, estes foram os conhecimentos que obtive neste evento e repasso a todos. Sempre que a informação é dividida, ela também é multiplicada e que seja útil a todos de alguma forma.

Abraços!

Josi Cardoso

www.vitrinedovinho.com.br

Um comentário:

  1. Olá Josi, passando pra te desejar uma ótima semana e convidar a participar dos sorteios dos meus blogs www.viviass.blogspot.com e www.meublogdereceitasfavoritas.blogspot.com
    bjks

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