É possível que, antes de degustar ou servir aos seus amigos aquele vinho guardado com tanto carinho para uma ocasião especial, você tenha ficado inseguro quanto à temperatura de serviço. Fique sabendo que você estava certo em se preocupar. A temperatura é um detalhe muito importante a ser observado bem antes de servir o vinho. É tão importante que, muitas vezes, um produto de excelente qualidade servido a uma temperatura não indicada pode passar uma falsa idéia das características e da qualidade da bebida.
Para não haver mais aquela dúvida cruel, que geralmente nos ocorre justamente na hora de servir, acompanhe agora as temperaturas adequadas para cada categoria de vinho:
• Champanhes e espumantes: 5º a 7ºC
• Vinhos brancos secos jovens e leves: 8º a 10ºC
• Vinhos brancos secos envelhecidos e encorpados: 12º a 14ºC
• Vinhos Rosados: 10º a 12ºC
• Vinhos tintos jovens e pouco encorpados: 14º a 16°C
• Vinhos tintos de médio corpo e envelhecidos: 18º a 20ºC
• Vinhos tintos muito encorpados: 18ºC a 20ºC
A temperatura ideal para servir determinado tipo de vinho é fundamental para identificar o seu equilíbrio, possibilita apreciar melhor as suas qualidades e evita possíveis sensações desagradáveis. Por esse motivo os vinhos mais encorpados, por exemplo, são bebidos a uma temperatura mais elevada.
A temperatura também interfere na sensação dos sabores. O doce é acentuado pelo calor e amenizado pelo frio. A percepção dos taninos também é afetada. E, não é só isso, a temperatura exerce grande influência na percepção dos aromas. Portanto, é importante ter cuidado.
As temperaturas são indicadas de acordo com as peculiaridades de cada categoria de vinho. Então, vou explicar isso melhor:
Em champanhes e espumantes servidos na faixa de 6ºC a 8ºC, o gás se desprende mais lentamente através das bolhinhas (perlage). Assim podemos perceber o aroma e o frescor da bebida.
No caso dos vinhos brancos, se servidos a uma temperatura mais alta que a indicada, a acidez característica dessas bebidas ficará desagradável ao paladar e os aromas vão evaporar mais rapidamente.
Os vinhos rosados possuem mais corpo do que os vinhos brancos, portanto devem ser servidos a uma temperatura um pouco mais alta.
Os vinhos tintos não devem estar acima dos 20ºC. Há quem diga que o vinho tinto deve ser servido em temperatura ambiente. Mas isso não vale para o Brasil, onde muitas vezes a temperatura ambiente pode atingir de 35ºC até 40ºC. Temperaturas acima dos 20ºC mascaram os aromas e o sabor do vinho tinto e vão fazer o álcool evaporar muito rapidamente. Temperaturas muito baixas acentuam o gosto do tanino, deixando na boca uma desagradável sensação de adstringência.
• Utilize um balde com água e gelo para conservar a temperatura da garrafa.
• Evite gelar o vinho no freezer. O choque térmico pode alterar o sabor.
• Nunca coloque gelo em uma taça de vinho. Se o vinho for diluído, fica totalmente descaracterizado.
• As lojas especializadas vendem termômetros para conferir a temperatura dos vinhos. Mas se você preferir pode confiar na sua sensibilidade, sem problema algum.
• Não é necessário ser radical. Cuide apenas para que o vinho fique na faixa das temperaturas indicadas.
Josi Cardoso
http://www.vitrinedovinho.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário